Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.
Aug
19

Caminhada Ecológica ST+ Rio Crixás

Ingressos
Unitário
Quantidade
Valor
Compartilhe!

Local do Evento

19/08/2017

08:00

Av. Dona Dita SN

I CAMINHADA ECOLÓGICA ST+ RIO CRIXÁS 2017 – SANTA TEREZINHA DE GOIÁS, 19/AGO/2017.

  • Projeto “Águas da Vida” – Recuperação da Bacia Hidrográfica Rio Crixás – I Estágio: Nascentes e Mananciais Hídricos que abastecem as cidades servidas pelo Rio Crixás

A Piki GO! fez acontecer a I CAMINHADA ECOLÓGICA ST+ RIO CRIXÁS 2017 em parceria e apoio da Prefeitura Municipal, Câmara Municipal e Secretaria de Educação no dia 19 de Agosto de 2017, com a participação de cerca de 600 pessoas, entre alunos do ensino médio, Universitários, Professores, Diretores, Vereadores, Secretários Municipais e o Prefeito e Presidente da Câmara Municipal.

Às 8:30hs após a abertura pelo Prefeito e Primeira Dama, Marcos Cabral e Luciana Cabral, respectivamente, realizamos uma Aula de Educação Ambiental que integrará o currículo escolar, chamada “Vozes do Cerrado”, que teve inicio com o recitar da linda poesia “Rio Crixás” de autoria do professor Ubirajara Barroso (xará do CEO da PIKI GO!), amigos que banharam no mesmo rio das suas infâncias, e contou também com a participação dos saberes locais.

O Toninho Camargo (vice prefeito) falou sobre a Fauna; o Basinho (comerciante pioneiro local) falou sobre a Flora; e os irmãos Jamáus e Lázaro (pescador e comerciante local) trataram sobre o Rio Crixás, as suas belezas e as lutas de décadas pela sua recuperação, empreendidas pelos terezinhenses, pessoas especiais como o falecido “Zé do Crixas” dentre tantos outros. Na oportunidade destacou-se a generosidade, a beleza, a importância do Rio Crixás, dos seus afluentes, das nascentes que precisam ser preservadas e recuperadas para evitarmos a sua morte anunciada.

E a PIKI GO! em cumprimento do seu desiderato fez o “start” do Projeto de Recuperação da Bacia Hidrográfica do Rio Crixás, um sonho do seu fundador, Ubirajara de Lima Ferreira, um terezinhense nascido às margens do Rio Caiamá, que desde os 4 anos veio para Santa Terezinha com a sua família e que cresceu banhando e contemplando o portentoso e rico em peixes e água, o Rio Crixás da sua infância.

 

   

Aula de EA – Educação Ambiental, Poesia Rio Crixás, Vozes do Cerrado, Alunos Ensino Médio, Universitários, Comunidade…

 

Nas tratativas com a Secima GO, em Goiânia, o mestrando da Unesc e amigo João Raiser demonstrou a importância de começarmos pelo Mapeamento e Recuperação das Bacias Hídricas, nascentes e riachos que abastecem as cidades, para que as pessoas tenham água em suas torneiras, fortalecer o lençol freático com a retenção de águas no solo, aspectos que via de regra fortalecerão o nosso Rio Crixás. Envolver lideranças, fazendeiros, comunidades, provocar mudança na relação do homem com a terra, os rios e nascentes será, com certeza, o primeiro passo.

A I Caminhada Ecológica serviu para alertar para os problemas do assoreamento e da destruição das matas ciliares, além do desmatamento e mau uso do solo, que vem agravando a vida do Rio Crixás, mas este é apenas o primeiro passo de uma longa jornada que precisaremos percorrer juntos…

Ubirajara de Lima Ferreira – PIKI GO! (Área GO! Projects) – 19/Ago/2017.

© 2018 Piki GO, Inc. All Rights Reserved