MARCOS CABRAL – O primeiro Secretário de Estado de Santa Terezinha de Goiás!

      

Governador Caiado anuncia Secretário Marcos Cabral           Castros Hotel, Ubirajara e Usiel, na designação           Sala Desenvolvimento Regional, PIKI GO!

 

Pela primeira vez na história uma conjuntura se anuncia tão favorável para o Brasil, o Estado de Goiás e, em particular, para Santa Terezinha de Goiás e a região do médio norte goiano.

Um verdadeiro alinhamento de astros, desde o Governo Bolsonaro, com o viés liberal propondo destravar a economia e o propósito de defender a segurança e a família; ao Governo de Goiás, com a energia e disposição do Governador Caiadoem dinamizar economicamente e modernizar o Estado; à designação do Prefeito Marcos Cabral para Secretário da Cidadania.

Em um reconhecimento pela parceria de longas datas no DEM – Democratas, além dos três mandatos bem sucedidos à frente da Prefeitura Municipal de Santa Terezinha de Goiás, o Governador eleito Ronaldo Caiado (2019/2022) designou no último dia 11/12/2018 o prefeito Marcos Cabral como Secretário de Estado, para a gestão da Secretaria da Cidadania, uma pasta estratégica, que dialoga diretamente com as pessoas e as suas demandas, no novo governo.

Marcos Cabral, o novo secretário, também apoia de longa data o vice-governador Lincoln Tejota e família, além de ter apoiado o Deputado Estadual Bruno Peixoto em sua reeleição no pleito recente.

A indicação parece-nos ancorada também na sua experiência administrativa por três mandatos e o fato de ser originário de um pequeno município do norte de Goiás, conhecedor das demandas típicas da maioria dos municípios goianos, irá contribuir decisivamente na gestão que fará à frente da pasta da Cidadania.

Claro que um Secretário de Estado, ao zelar pelos deveres da sua pasta, tem como missão trabalhar por todo o Estado de Goiás, que apesar da riqueza do agronegócio, dos serviços, do comércio, da indústria e da mineração ainda sofre com índices de pobreza e baixa qualidade de vida, especialmente nas regiões norte e nordeste do Estado. Mas, esta “conjunção astral” é alvissareira para a região. E melhores sinais de ventos soprando favoráveis rumo ao médio norte e norte de Goiás, impossíveis!

É fato para ser comemorado em Santa Terezinha de Goiás, posto que localizada estrategicamente ao redor de 12 pequenos e médios municípios, cuja geografia favorável lhe dá a vocação de tornar-se um “hub” regional de serviços, entretenimento, cultura, esportes e artes. E por toda a região, pois sabe-se que a pedra atirada ao centro do lago, tende a provocar de marola a tsunami até as suas bordas!

A PIKI GO! ao reproduzir em sua Sala de Desenvolvimento Regional, os estudos e análises de ordem prática desenvolvidos no Mestrado de Desenvolvimento Territorial da PUC GO, na busca de soluções em forma de Políticas Públicas e Iniciativas de ordem Privada que promovam efetivamente o desenvolvimento sustentável, também dirige os seus esforços rumo àquela região. Já o faz, aliás desde 2017, ao coordenar e apresentar o I Workshop Gestão Pública Moderna e Escola do Futuro, Mestres do Presente; desenvolver e apoiar o Movimento Ecobike, a Caminhada Ecológica ao Rio Crixás, Lançar o Projeto Águas da Vida, dentre outros, sempre com o apoio dos Srs. Marcos Cabral (Prefeito Municipal) e Usiel Cabral (Presidente da Câmara Municipal) em Santa Terezinha de Goiás.

Inicialmente, na seara do Desenvolvimento Regional, tem-se contribuído na forma de pesquisas e artigos discutidos na turma do Mestrado da PUC GO que, posteriormente, poderão ser transformados em ações que originem as Políticas Públicas e as atividades do setor privado, e permitam mudar a realidade econômica e social do município e da região, na forma do incremento do nível de atividade, da geração de riqueza, oferta de oportunidades e, consequentemente, melhoria da qualidade de vida.

Outra iniciativa importante é a ativação plena, mediante instalação da sede da Aprocrist – Associação Cultural dos Protetores do Rio Crixás, reciclagem de vidro e coleta de plásticos PET,  dentre outros objetivos traçados para o ano 2019, que, em conjunto com o entusiasta vereador Usiel Cabral e a construção de parcerias, busca-se viabilizar.

Comemorem munícipes de Santa Terezinha de Goiás e região. Esta vitória pessoal do Sr Secretário da Cidadania, Marcos Cabral, é também de todos os “lados” da política local, é de todo o Vale do São Patrício e, na verdade de toda a região!

 

Ubirajara Ferreira, PIKI GO!

Mestrando em Desenvolvimento e Planejamento Territorial na PUC GO, Advogado, Diretor da PIKI GO! e ex-Bancário.

 

Compartilhe!
© 2019 Piki GO, Inc. All Rights Reserved