Ubirajara Ferreira

Ubirajara Ferreira

A concepção da PIKI GO! e suas áreas, a relação com o Pequi de Goiás, o DNA Generativo, a questão do significado, uma causa.

VER VIDEO

Ubirajara Júnior

Ubirajara Júnior

Gestão, Recursos Naturais, Econômicos, Financeiros.
A "DVA" pressupõe crescer para compartilhar.

VER VIDEO

André Felipe

André Felipe

Criatividade, Talento, Dom, Oportunidade.
Eventos como expressão do talento.

VER VIDEO

Letícia Tugeiro

Letícia Tugeiro

Propriedade Intelectual, Valores, Tangíveis e Intangíveis, Marcas e patentes pessoais e empresariais.

VER VIDEO

Elizabeth Tugeiro

Elizabeth Tugeiro

Administradora, Ex-Bancária, esposa, mãe generosa e defensora prática do espírito de servir da PIKI GO!

VER VIDEO

PEQUI (Caryocar brasiliense)

Piquiá, pequerim, pequi, piqui, amêndoa de espinho, suari, dentre outros. Na língua indígena significa casca espinhosa.

 

PIKI GO!  – Constituição Formal 24/Abril/2017 

 

“Uma fruta da roça, de Santa Terezinha, do interior de Goiás, plural, finca raízes em Goiânia, começa pequena, sonha dar frutos, ser grande!”

 

O Pequi é uma fruta nativa do cerrado brasileiro muito utilizado na cozinha nordestina, mineira e do centro oeste.

Além de nutritivo contribui muito com a saúde dada a sua concentração em ácidos graxos, que reduzem o colesterol e protegem o coração. Rico em fibras, vitaminas, sais minerais e potássio, possui óleo essencial ao fabrico de shampoos e hidratantes.

O formato circular da fruta, com os caroços dispostos em forma de oca, a integrar e proteger, nos remete aos índios de aldeia única que somos, ao apoio recíproco, ao compartilhamento, ao viver derredor, à união que faz a força e às conexões verdadeiras, mesmo que ocultas.

A PIKI GO! reúne pessoas, propósitos e ideais. Dentro e ao redor. Juntos e misturados. Acredita em uma nova era “de gente elegante e sincera”, menos “extrativa” e mais “generativa”, de Goiás, do DF, do Mato Grosso, do Tocantins, do Maranhão, da Bahia, de Rondônia, do RJ, de Minas… do Brasil e do Mundo!

GO! é de Goiânia, de Goiás, de vamos pra frente e pra cima! Mas sem pisar no outro, compartilhando, respeitando e recuperando o meio ambiente, especialmente o Cerrado Goiano, seus rios, afluentes e nascentes.

 

 

I Caminhada Ecológica ST+ 19/Ago/2017 – Start Projeto “Águas da Vida” (Recuperação Bacia Hidrográfica Rio Crixás)-PIKI GO!

 

Embora a idéia de criar a “PIKI GO!” tenha ocorrido em NY quando da passagem por um período sabático em 2016, ela foi forjada ao longo da vida, nas vendas de peixe, frutas, picolés, doces e bolos na rua, na minha jornada de 5 anos no Escritório Pinheiro e por 36 anos no Bradesco onde saí de Escriturário a Gerente Regional e trabalhei em quase todo o Brasil.

A árvore frondosa, a sombra generosa, o formato circular dos frutos, as suas cores, o sabor forte, os espinhos, os caroços juntos, as pessoas alegres, muitas delas de cócoras ao redor do fogão, como meu pai Serafim,  na roça, saboreando uma galinhada com pequi, feita por minha saudosa mãe, D. Izaurina. Lembranças que viraram inspiração para criar uma empresa horizontal, acessível, que exerça atividades diferentes mas sinérgicas, gere oportunidades, dê vazão ao talento, atice a generosidade das pessoas, as remunere adequadamente, traga qualidade de vida, instrua a criança e o adolescente, proteja o idoso e o meio ambiente.

Juntar pessoas, gerar idéias, compartilhar resultados, realizar sonhos, estampar no rosto a alegria, desenvolver uma região, proteger a fauna, a flora, o Rio Crixás e seus afluentes. Um propósito de vida, uma causa…

Ubirajara de Lima Ferreira Jan/2017

 

Resultado de imagem para livro o novo capitalismo e o futuro dos negocios               Design Generativo de Propriedade

 

Os padrões da vida Marjorie Kelly 

“Embora quase todos nós compreendamos o design do poder democrático, não entendemos o poder econômico. Não entendemos o design da propriedade… Descobri cinco padrões essenciais que atuam juntos para criar diferentes tipos de propriedade: propósito, afiliação, governança, capital e redes. Eles podem ser usados de maneiras extrativas – voltadas para extrair a máxima riqueza financeira a curto prazo. Ou eles podem ser usados de maneiras generativas – voltados para criar um mundo no qual todos os seres vivos possam vicejar por gerações a fio.

A propriedade extrativa tem um Propósito Financeiro: maximizar os lucros. A propriedade generativa tem um Propósito Vivo: criar as condições para a vida. Enquanto as corporações têm hoje a Afiliação Absenteísta, com donos desligados da vida da empresa, a propriedade generativa tem uma Afiliação Interna, com a propriedade mantida em mãos humanas. Enquanto a propriedade extrativa envolve a Governança por Mercados, com o controle feito por mercados de capitais mantidos no piloto automático, os designs generativos têm uma Governança Controlada pela Missão, com o controle feito por pessoas concentradas na missão social. Enquanto os investimentos extrativos envolvem as Finanças de Cassino, as abordagens alternativas envolvem as Finanças dos Stakeholders, na qual o capital se torna um amigo em vez de patrão. Em vez de Redes de Commodities, nas quais as mercadorias são negociadas com base apenas no preço, as relações econômicas generativas são amparadas por Redes Éticas, que oferecem apoio coletivo para normas sociais e ecológicas. Nem todo modelo de propriedade tem todos esses padrões de design, mas, quanto mais padrões generativos são empregados, mais eficaz é o design.”

Capitalismo Alternativo e o Futuro dos Negócios, pág. 28/29, 1ª. Edição, 2016. Kelly, Marjorie. Cultrix/Amana-Key.

CRENÇA, MISSÃO, VISÃO, VALORES, MERITOCRACIA

CRENÇA

Acreditamos em Deus, nas pessoas, nos seus sonhos, no esforço que fazem para empreender e vencer!

"Que os céus, das alturas, derramem o seu orvalho, que as nuvens façam chover a vitória; abra-se a terra e brote a felicidade e ao mesmo tempo faça germinar a justiça! Sou eu, o Senhor, a causa de tudo isso."
Isaias, 45-8

MISSÃO

Dar voz ao talento, vez ao negócio. Levar pessoas e empresas a atingirem o seu potencial. Desenvolver uma microrregião sob o ponto de vista da evolução do nível de atividade, qualidade de vida, emprego, renda e sustentabilidade. Estimular a cultura do compartilhamento, da doação, da ação social.

VISÃO DE LONGO PRAZO – 5 ANOS

Ser a melhor empresa goiana em suporte ao talento, crowdfunding, acesso ao entretenimento, à cultura, ao esporte, visando a formação de parcerias estratégicas, elaboração e gestão de projetos públicos e privados e defesa do meio ambiente.

VALORES

JUSTIÇA, INTEGRIDADE, HONESTIDADE, TRANSPARÊNCIA, BOM HUMOR, AMOR, RESPEITO ÀS PESSOAS E AO MEIO AMBIENTE.

MERITOCRACIA

Reconhecemos e recompensamos a contribuição relevante.

Acreditamos e investimos nas pessoas para que possam crescer com a empresa e serem felizes.

© 2018 Piki GO, Inc. All Rights Reserved