SEMINÁRIO ÁGUAS PELA PAZ – Museu Nacional, Brasília DF, 11 e 12/Jan/2018

SEMINÁRIO ÁGUAS PELA PAZ – Museu Nacional, Brasília DF, 11/Jan/2018

O Seminário “Águas pela Paz” realizado pela Awaken Love, organização criada pelo Guru Sri Prem Baba, nos dias 11 e 12 de janeiro de 2018, foi recheado de sucesso. Auditório lotado, principalmente para a Palestra Magna proferida por “Prem Baba”, um momento marcante para cada um dos participantes que puderam conhecer o que pensa e ouvir a voz mansa e firme do líder espiritual. Mas, enganam-se aqueles que suas palavras ficam no éter, pairando sobre a nuvens. O mestre é dono de prodigiosa oratória, habilidoso na gestão de conflitos e tratamento de objeções, além de possuir uma abordagem e pragmatismo incomuns.

O evento foi preparatório para o 8o. FÓRUM MUNDIAL DA ÁGUA que irá ocorrer em Brasília no próximo mês de março e, pela primeira vez, o tema ganha esta magnitude, trazendo a questão da água para a evidência que merece, como “criatura” digna de todo o nosso respeito, e não uma commodity, banalizada e tratada como infinita, pontos bem destacados ao longo dos dois dias.

O momento ecumênico, com presença de diversos líderes espirituais do Mundo Islâmico, Judaísmo, Candomblé, Igreja Católica e Indígena, dentre outros, permitiu que se visse de forma e sob diferentes abordagens, a relação do homem com o seu Deus, as suas entidades, sempre tendo como pano de fundo a água, matriz c0mum a todos os seres: plantas, animais e homens não sobrevivem sem a água. Somos água! Logo, respeitar, preservar, venerar a água significa amar a nós mesmos!

São Francisco de Assis, em respeito às criaturas as chamava de irmãs. Assim o foi com a água, “preciosa, humilde e casta” alertou-nos o vice-presidente da CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Lembrou-nos ainda, que no Livro do Gênesis, o espírito pairava sobre as águas. Que nascemos das águas para Jesus, Ele que é fonte de água viva, através do Batismo. Jesus de Nazaré foi batizado nas águas do Rio Jordão. A água significa transformação, como nas Bodas de Caná, no momento em que a água foi transformada em vinho. Mas também um elemento transformador, que fecunda o amor. Que todas as criaturas são irmãs, obras de uma relação de amor, não de domínio. Criticou ainda, lembrando o filósofo alemão Heiddeger, o saber calculante, reducionista, eivado de tecnicismo e presente em larga escala na sociedade moderna, preocupado com a quantidade de chuva que cai, com a produtividade por hectare, em detrimento do saber meditante, que leva à reflexão e à sapiência.

O Sheik em sua visão islamita por sua vez, enaltecendo a importância da água, citou os cinco rituais diários praticados por eles durante o dia como elemento purificador do homem e a inexorabilidade da Guerra pela Água caso o homem não reveja a sua visão de mundo. O Babalorixá de São Cristóvão (Sergipe) citou as suas diversas entidades e as suas vocações, como Axé que significa força vital e lembrou da necessidade do conhecimento para nos tornarmos seres melhores. Mas o ponto alto do momento ecumênico foi mesmo a manifestação do líder Álvaro Tucano, ao lembrar da morte do índio Galdino, queimado por uma ação insana de meninos ricos de Brasília; que o seu Deus ou Deusa são um só, homem e mulher, lembrando que não deve haver diferenças entre nós. Que os índios são os verdadeiros defensores da natureza e das águas. Arrancou aplausos ao afirmar que desacredita das grandes instituições que tem visão materialista e colonialista, dos colonizadores, que ofertando espelhos e pentes, trouxeram várias doenças, dentre elas o egoísmo e tornaram os índios, aqueles que já estavam aqui e generosamente os receberam, seres miseráveis. Apenas para citar alguns reflexões entremeando o ser, o ter e a água, único elemento ou criatura comum a todos os seres.

Mas, imperdível e inesquecível foi a Palestra Magna proferida por Prem Baba. Sua voz mansa enaltece o silêncio, a introspecção, o sentir, os sentidos. E abre espaço para profundas indagações de ordem filosófica sobre a água, o ser humano, a existência. Não se esquiva das perguntas e responde a cada uma com paciência e amor. Podíamos passar horas, dias ali, ouvindo e aprendendo. Mesmo quando confrontado por apoiar o 8. Fórum Mundial da Água pela representante do Fórum Alternativo, no que se refere ao elevado preço do ingresso, inacessível à maioria dos brasileiros, concordou com o valor elevado, mas permitiu-se brandamente propor que todos devessem se sentar à mesma mesa, buscar no diálogo, a solução dos conflitos e diferenças. Que no mundo já não mais cabe outra visão que não seja a da cooperação, do diálogo, do amor. Que as lideranças de qualquer ordem devem, de imediato, incorporar o amor às suas agendas, ao seu modus-operandi, à sua vida.

Recomendo aos amigos assistirem, na íntegra, a sua palestra diretamente no YouTube (desativada reprodução em outros sites pelo autor). Será um tempo muito bem investido para cada um! Assistam também palestras e a participação dele no TED Talks disponíveis na Internet.

Tivemos a oportunidade, no intervalo, de cumprimentar o Guru Prem Baba e elogiar a concepção e a realização do evento, reconhecendo o  inestimável valor da água como criatura irmã. O Seminário buscou à formação de consciência e a elaboração da Carta Águas pela Paz para encaminhamento ao 8. Fórum Mundial da Água que deveremos também participar em março. Afinal, a GO! Projects, área da PIKI GO! lançou na I CAMINHADA ECOLÓGICA ST+ 2017 o Projeto “Águas da Vida”, quer consiste no mapeamento, pesquisa e proposta de melhoria dos “Manaciais Hídricos que Abastecem as Cidades” com vistas à sua recuperação e manutenção, dando solução à primeira grande dificuldade do homem, a ausência da água na torneira! A maioria de nós sequer sabe de onde ela vem, por quem é “fabricada” e tratada para chegar limpinha e saudável em nossas casas…

Tivemos também a oportunidade de apresentar ao elegante Fábio Toreta, Públic Relationship da Awaken Love, a UAU! TP (Plataforma de Talentos e Crowdfunding) da PIKI GO! com a sua vocação para fazer o bem, através de Campanhas de Crowdfunding, quando nos colocamos à disposição para dar suporte a eventuais causas sociais e ambientais que a Organização e o Mestre Prem Baba decidirem apoiar. Pode estar aí o início de uma boa parceria – que os céus cuidem de tudo, da forma que melhor convier…

 

Ubirajara Ferreira – Museu Nacional, Brasília DF, 12/Jan/2018 – Seminário Águas pela Paz, Awaken Love.

Compartilhe!
© 2018 Piki GO, Inc. All Rights Reserved