NOVA MUTUM MT, CIDADE MODELO NO NORTE MATO-GROSSENSE

NOVA MUTUM MT, CIDADE MODELO NO NORTE MATO-GROSSENSE

Nem o Sr. José Aparecido, paulista que nos anos 60, juntamente com vários empreendedores adquiriu vastas terras para instalar a Mutum Agropecuária, com toda a sua imensa sabedoria, poderia imaginar que o seu sonho, o de que a “currutela” se desenvolvesse e virasse cidade, no norte do estado do Mato Grosso, se traduziria em tão pouco tempo, apenas 37 anos depois de emancipada, em uma charmosa, vibrante e rica urbe, detentora de um epíteto que lhe cai tão bem: o de  “Nova Mutum, Cidade Modelo”.

Nós, dois Ubirajáras da tribo dos “Goyazes” (Ubirajara Ferreira e Ubirajara Júnior, da PIKI GO! e da ÁTICA INVEST respectivamente), programamos o curso “Onde investir em 2018? De imóveis à ações”, ministrado recentemente nos dias 07 e 08 de março de 2018, no Hotel Sartori, pelo Ubirajara Júnior e agendamos visita ao ilustre Prefeito Municipal, Adriano Pivetta, para conhecer um pouco da metodologia de trabalho e da gestão competente da equipe administrativa do município, inclusive sob o ponto de vista fiscal, reputado pelo próprio TCE como a melhor do estado do Mato Grosso (2016).

Assim, em companhia do nosso cicerone e parceiro local, Winicius Fermino, visitamos o prefeito “Pivetta” que atendeu-nos pontualmente no horário agendado, às 16hs da última sexta-feira, dia 08 de Março, juntamente com o vice prefeito Leandro Félix, diversos secretários, dentre eles, o Sr. Agenor Przendziuk, da Secretaria Municipal de Economia e Planejamento, quando lhes falamos da atuação das empresas PIKI GO! e ÁTICA INVEST, vocacionadas aos estados CO/NO/NE.

Na oportunidade, colocamos à disposição do Sr. Prefeito e secretários presentes, em especial das secretarias de Finanças e do Meio Ambiente, uma parceria firmada entre a PIKI GO! e o INSTITUTO HIDASI, de Goiânia, em Goiás, especialista em Direito Ambiental, com vistas ao suporte aos municípios na modernização dos seus códigos Tributário e Ambiental, visando definir uma melhor relação de pessoas e empresas com o Meio Ambiente, bem como, promover o incremento das Receitas Ambientais Municipais. E também disponibilizamos a assessoria em investimentos da Ática Invest, com escritórios em GO e RJ, para todos os presentes.

Durante a nossa conversa e, posteriormente, participando da transmissão de cargo para o vice prefeito, agendada para aquela data, a todo momento, ficava clara a sinergia e a boa relação da equipe administrativa, orgulhosa em fazer uma gestão de alta qualidade em prol do cidadão mutuense. E que belo trabalho fazem!

Nutrida pela geração de recursos provenientes do Agronegócio, Nova Mutum é uma das cidades que mais cresce no Brasil. No censo de 2000 constava 5.542 habitantes, em 2010 31.649 e atualmente residem mais de 54 mil habitantes, com 100% das crianças na escola, zero analfabetismo, elevado IDH de 0,758 e PIB Per Capta de R$ 59.126,71 (IBGE, 2014). O Plano Diretor da cidade prevê crescimento ordenado, já planejado, para os próximos 30 anos. Uma das razões para a forte expansão demográfica, acompanhada por excelentes indicadores sociais, deriva da sinergia entre a produção agrícola e a industrialização ocorrida no município com o advento dos CAIS – Complexos Agro-Industriais, o que permitiu aos grandes players do agronegócio se instalarem, e a formação de clusters compostos de inúmeras empresas semelhantes e complementares, ligadas ao setor. Para se ter uma idéia, a maior esmagadora de soja do mundo, da Bunge Alimentos, está instalada em Nova Mutum. A cidade tornou-se também um polo regional de qualificação industrial, através da formação oferecida pelo SENAI (Serviço Nacional da Indústria), com 4 mil vagas. E o que dizer das excelentes e modernas escolas, das avaliações superiores no IDEB? Nova Mutum é mesmo um sonho, modelo para a maioria das cidades brasileiras. Se no cemitério, com tanto zelo e beleza, há demostrado enorme respeito aos falecidos, imagine aos vivos! Lá, no estacionamento da prefeitura a placa sentencia: estacionamento do contribuinte!

Ficaríamos dias e dias aqui, enumerando os predicados desta cidade jovem, bonita, arborizada, rica, limpa, pujante… Mas, como “jabuti não dá em árvore”, estas importantes conquistas derivaram em muito da qualidade das terras da região, em sua maior parte cerrado, adequadas para o plantio da soja, milho e algodão; e também da coragem e garra dos povos migrantes, principalmente do Sul do Brasil, que de lá vieram e aqui se estabeleceram.  Mas, sobretudo, das chamadas “Boas Políticas Públicas” adotadas por gestões competentes dos administradores públicos, em especial do jovem Adriano Pivetta, atual prefeito, e da sua dedicada equipe.

No bom gosto das pessoas da cidade, no design moderno das construções comerciais e residenciais, nos animados bares e restaurantes que pudemos frequentar, em todo o lugar, se via gente bonita, trabalhando firme, orgulhosa da cidade que fazem melhor, a cada dia. O Poder Público tem, no cidadão, no agricultor e pecuarista, no comerciante, na população em geral, um aliado disposto a fazer a sua parte.

Como não dissemos tudo que o que vimos e ouvimos aqui, nestes 4 dias na cidade de Nova Mutum, além dos amigos Winicius Fermino e Franciele Caneppele que residem nesta linda cidade e dos novos bons amigos que fizemos, teremos que voltar!

Agradecemos aos mutuenses que gentil e calorosamente nos receberam, dentre eles, o Prefeito Adriano Pivetta, o seu Vice, Leandro Félix, Secretários e equipe administrativa, o agricultor e pecuarista, Sr. Gilberto Caneppele, os “amigos do Winicius e da Fran”, dentre muitos outros. Em Goiânia, será um prazer retribuir à generosidade.

Ubirajara Ferreira, PIKI GO!

Compartilhe!
© 2018 Piki GO, Inc. All Rights Reserved