PESSOAS, INSTITUIÇÕES E EMPRESAS QUE VALE A PENA CONHECERMOS – MARÇO/2020

 JACK WELCH – 1935/2020

Como vocês já sabem, todos os meses homenageamos em nosso Blog uma pessoa, empresa ou instituição que, dado o seu propósito e a sua obra, vale a pena conhecermos…

Com pesar, porém, merecidamente, queremos reconhecer neste mês aquele que consideramos o maior gestor de todos os tempos, verdadeiro sucessor de Peter Drucker: Jack Welch, o CEO dos CEOs, o  lendário CEO da GE.

Se Peter Drucker foi considerado o pai da administração moderna, Jack Welch merece ser denominado o pai da gestão – isto na era do conhecimento e da tecnologia!

Ele ingressou na GE em 1960 após conclusão do seu doutorado em química e, em 1981 tornou-se CEO quando o valor de mercado da empresa era U$ 12 bilhões deixando-a em 2001, quando se aposentou e transferiu o poder para o seu sucessor, Jeffrey Immelt como a mais valiosa do mundo, valendo U$ 410 bilhões.

Sua gestão foi dividida em dois momentos: um hardware, quando propôs e determinou que cada negócio deveria ocupar posição entre a 3a e 1a do mundo no segmento de atuação e um software, quando decidiu radicalizar no desenvolvimento de pessoas e equipes, privilegiando aquelas mais criativas e produtivas.

Conheci com maior profundidade o “maior gestor da história” (Fortune Magazine,1999) por meio do seu livro Winning traduzido “Paixão por vencer” – uma verdadeira bíblia da gestão de pessoas e liderança, cuja leitura recomendamos, por volta de 2004, ainda gerente de agência bancária em Salvador, na Bahia. Exerceu influência tão grande no meu desenvolvimento profissional que JAMAIS o deixei de lado.

Agora mesmo o estou relendo, revendo os inúmeros pontos assinalados por lápis, com marca texto amarelo e páginas com cantos dobrados… Inclusive, após esta revisão decidi, por meio do facebook, prestar-lhe homenagem, citando e enaltecendo partes dos ensinamentos presentes no seu livro Paixão por Vencer, uma obra de raro valor no mundo dos negócios.

O grande investidor, o oráculo de Omaha, Warren Buffet fez questão de frisar na capa do livro que você não precisará ler nenhum outro livro sobre negócios, exagero que para muitos de nós tornou-se verdade após a leitura.

Jack Welch, sucessor de Peter Drucker, falecido na última madrugada, deixa grande legado ao mundo dos negócios e é, com certeza, pessoa que vale a pena conhecermos, mesmo após a sua morte.

Leiam sobre ele, assistam vídeos de suas palestras, conheçam sua trajetória. Com certeza, todos nós subimos ao próximo nível quando bebemos desta fonte de sabedoria…

… Seu enorme e significativo legado permanecerá para sempre! Aceite, onde estiver, nossas sinceras homenagens!

 

Ubirajara Ferreira
PIKI GO!

Compartilhe!
© 2020 Piki GO, Inc. All Rights Reserved